Material para Patchwork: Lista de Materiais Necessários

Começar a trabalhar com artesanato do tipo patchwork não é complicado. A arte exige apenas um pouco de destreza nas mãos, conhecer um pouco sobre combinações de cores e ser criativo. O resto, o material necessário para patchwork é fácil de encontrar e você vai investir pouco, pois usará diversas vezes.

material para patchwork

Para encontrar o que você precisa para começar seu artesanato em casa, visite lojas de produtos para artesanato em sua cidade ou lojas de aviamentos. Ambas vão fornecer opções diferenciadas do que vamos citar aqui. As lojas de aviamentos, que vendem rendas para bordados, fitas, botões e semelhantes, podem te dar diversas ideias de como criar sua arte e finalizar com estilo e diferente dos demais.

Quais são os materiais para patchwork necessários?


Ferramentas e material para patchwork

Para começar, até mesmo tecido, agulha e linha apenas deixam a arte possível. Contudo, ela não será prática, pois envolverá muito trabalho manual. No começo é até bacana, mas depois de um tempo cansa. E quando se pode otimizar o serviço, por que não melhorar e deixar a arte mais rápido? Dá até mais vontade de trabalhar mais com artesanato quando as peças ficam prontas mais rapidamente. Alguns dos que talvez seja interessante você ter em casa são:

Régua para patchwork


Cortar tecido é uma tarefa simples e até prática, mas nem sempre. Alguns acessórios podem ajudar a tornar a tarefa mais simples, como a Régua para patchwork. Vendida online ou em lojas de artesanato com material para esta arte, ela é uma ajuda ímpar para a fabricação de peças.

Lista de material para patchwork

No mercado, encontramos réguas quadradas e retangulares. As quadradas medem 15x15, 25x25, 30x30. As retangulares, medem 15x30 e está na lista das mais usadas, mas também as 15x60 e 15x60. Há modelos nacionais e importados, e elas se diferenciam nas marcações da régua. Há aquelas com duas marcações de números, para destros e para canhotos. Legal, não é mesmo?

Materiais para patchwork embutido

Os modelos com mais linhas internas são mais indicados para fazer patchwork porque possuem mais de uma marcação, agindo como duas em uma. Também pode vir com mudanças em ângulos para quem for fazer cortes angulares e diferenciados.

O preço da régua varia bastante em suas medidas, mas gira em torno de R$ 50 a unidade.

Cortador circular

Semelhante a um cortador de fatia de pizza, o cortador circular tem como função cortar tecidos (veja aqui nossas dicas de tecidos para patchwork). O corte é feito por rolamento: é só colocar a peça sobre o tecido ao lado da régua e girar em sentido vertical que ele vai cortar.

Dicas de material para patchwork

A pergunta básica seria: por que você precisa de um cortador quando já existe uma tesoura, bem mais barata? Porque você precisa deixar o tecido de pé na mão, o que não pode ser feito se for usar uma régua. É preciso deixar o tecido aberto na mesa e com a régua transparente por cima, por isso um cortado de mesa é necessário. O estilete não faz o mesmo trabalho, a menos que o tecido não desfie, como lona.

O preço de um cortador circular para patchwork também gira em torno de R$ 50.

Base de corte


A base de corte ajuda a manter o tecido firme, ajudando ao cortador circular cortar melhor. Com a base, pode-se cortar mais de um tipo de tecido de uma única vez e funciona muito bem. A base fica em cima de uma mesa e ajuda na posição das mãos também e não errar no corte, bem comum entre os principiantes.

materiais necessários para começar a fazer patchwork

Alicate de precisão


Este é um dos acessórios para patchwork não crucial, mas muito importante para deixar o trabalho ainda mais profissional. Sua ponta é diferente de um alicate comum e um alicate de unha, por isso sua venda é exclusiva para artesanato. Ótimo para dobras metais e acrescentar pedrarias na peça sem erros.

Estilete de precisão


Para cortes pequenos e bem preciso, o estilete de patchwork é o mais indicado. Modelos mais modernos vêm com cinco pontas, todas bem pequenas para ajudar ainda mais na precisão das peças criadas.

Mini Ferro


Para quem já está com um trabalho profissional e quer otimizar ainda mais a arte, o mini ferro, com uma ponta menor que um garfo, serve para alisar tecidos mais grossos muito pequenos, como pétalas em tecido de uma flor. A precisão neste tipo de artesanato é importante, por isso o mercado está cheio de acessórios para patchwork que parecem desnecessários, mas andam cada vez mais sendo usados para otimizar o serviço manual.

Tecidos e material para patchwork

Guilhotina para patchwork


Ela não é igual a uma guilhotina de papel, mesmo que pareça bastante. Você pode continuar com seu kit de base e cortador circular. Mas para cortes menores, esta guilhotina que já vem com uma base de corte é ótima. Mas só pode ser usada para cortes retos, como quadrados e retângulos.

Martelo para artesanato


O melhor blog de material para patchwork

Mais leve que um martelo comum, ele vem com quatro bicos diferentes para deixar a pregação de amarras e materiais de metais ainda mais precisa. Como é para artesanato, costuma vir com um designer diferenciado também, inclusive com estampas com flores.

Máquina para patchwork


Como tudo que se torna sucesso, começaram a surgir formas mais rápidas de fazer patchwork e mais simples. A partir de agora não é mais preciso deixar o trabalho todo manual. Dá sim para otimizar a arte e fazer com a ajuda de máquina para patchwork, a venda no mercado e, para quem faz uma grande quantidade de peças por dia, vale a pena o investimento.

Maquina de patchwork

A vantagem de produzir com uma máquina para patchwork é que você pode produzir mais rápido e mais precisamente as suas peças. São altamente indicadas para quem vai produzir em grande quantidade e necessita de itens iguais, como lembrancinhas para casamento, bolsas, sacolinhas e tudo que precise manter o padrão.

A máquina para patchwork é igual a uma máquina de costura comum, com o diferencial que é de menos porte e costura com isso tecidos menores. A arte de patchwork costuma manusear pequenos pedaços de tecido, por isso a arte precisa de maquinário menor. Alguns modelos têm mais de cinco modelos de pontos e são relativamente rápidas, sendo ótimas para pequenos pontos em roupas e acabamentos em tecidos também. Deve ser usada com um pedal, assim como uma máquina de costura tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.