Bolsas de Patchwork: 2 Modelos Passo a Passo Como Fazer!

Existem duas formas de produzir bolsas de patchwork: usando a técnica para formar todo o acessório ou apenas aplicações em patchwork, para decoração. As duas formas resultam em lindos trabalhos e as duas não são complicadas de fazer. Os dois tipos são amplamente vendidos no mercado artesanal e aceitos como venda de artigo diferenciado, se você procura com o patchwork uma fonte de renda.

bolsas de patchwork para comprar ou fazer


Existem formas diversas de criar. Uma delas consiste no uso de moldes de bolsas em patchwork, já produzidos por outros artesões e disponíveis online ou em revistas. Como você precisa do molde mesmo, o papel, é indicado buscar em revistas ou ter ao menos uma impressora em casa. Mas sempre se dá um jeitinho, e salvar em PDF para imprimir em lan houses ou na casa de amigos resolve o seu problema. Mas o papel para usar o molde é indispensável.

moldes para bolsas em patchwork

Por outro lado, criar apenas usando tecido e sua mente também é uma forma simples de fazer e estimula a mente. Você pode apenas pegar peças de tecido ou retalhos que considera bacana e ir unindo e formando a peça. Há quem não tem ideia de qual artesanato em patchwork vai criar naquele dia até começar a fazer. É uma otima forma de usar seu lado criativo e estimular a mente como terapia.

Bolsa de patchwork passo a passo


bolsas de patchwork passo a passo

Aplicação em patchwork em bolsa de lona


Você precisa de uma bolsa de lona ou o tecido (muito barato e resistente, por isso vendido em todo o Brasil por metragem) para ser a sua base. Escolha tecidos lisos para o patchwork destacar mais. Precisa-se também de:

  • linha de costura e agulha de costura à mão
  • tesoura para tecido
  • retalhos da cor e estampa de sua arte
  • caneta
  • papel com gramatura 180 gramas ou mais grosso que isso

Como fazer:


  1. Desenhe no papel a estampa que gostaria de criar com patchwork no papel e recorte. Este é seu molde e pode ser guardado para artes futuras. Os moldes para patchwork são bem úteis para arte em grande escala, como lembrancinhas para casamento ou de aniversário. Tudo o que você desejar, é só ir guardando.
  2. Desenhe na parte de trás do tecido (geralmente mais em tom mais claro) o seu desenho usando o molde e recorte. Passe com um ferro para ficar mais duro.
  3. Coloque a sua bolsa em cima da mesa e bem reta para ajudar a deixar a arte mais fácil de apregoar.
  4. Coloque agora a sua arte em patchwork em cima da bolsa e comece a costura. Para ajudar o tecido a não ficar torto e andar a medida que você costura, você pode alinhavar primeiro em pontos largos e depois que usar pontos pequenos e embutidos, corte a primeira linha. Cola de tecido não deve ser usada em uma arte tão delicada, a menos que o tecido de decoração seja grosso e não permite que manchas surjam pelo uso da cola.

Bolsa em patchwork de tecido simples - com recorte quadrado


como fazer bolsas de patchwork

A melhor forma de começar a praticar o patchwork tipo mosaico é sempre com quadrados. As demais são aceitáveis, mas

Você vai precisar de:

  • retalhos de tecido ou pedaços de tecido
  • tecido liso para a alça
  • tecido longo para forro da bolsa
  • linha e agulha
  • máquina de costura
  • régua
  • um flash para fecho ou velcro


A quantidade de retalhos de tecido será determinada pelo tamanho da peça que você pretende produzir. Quanto maior for sua bolsa, mais tecido logicamente será preciso.

Como fazer


  1. Com um papel grosso ou papelão mesmo, corte um quadrado perfeito do tamanho que desejar. Quanto maior for o quadrado, menos tempo será dedicado na confecção da bolsa. Desenhe os quadrados no tecido e os corte, com cuidado: todos precisam ser do mesmo tamanho. Usar o molde para o corte é o mais indicado.
  2. Corte as alças: duas tiras finas de igual tamanho. Criar um molde é mais indicado também para garantir que as duas alças sejam iguais.
  3. Comece sua arte de bolsa neste momento costurando quadrado por quadrado e unindo as peças do moisaico. Sua primeira figura a ser desenhada é um grande quadrado formados por pequenos pedaços de tecido. Você precisa de dois quadrados grandes, frente e trás da bolsa.
  4. Costure seus dois quadrados pelas laterais e do lado inverno, para que os pontos fiquem escondidos. Depois é só virar. Costure em cima, do lado e embaixo e deixe uma fenda e depois vire e terá a sua bolsa quase pronta.
  5. Coloque o fecho na parte de cima e costure as alças, do tamanho que preferir. Aplicações podem ser colocadas na parte de cima para criar a sua bolsa da forma que quiser. São boas dicas usar desenhos para compor a arte, moldados como indicado no passo a passo anterior ou itens de aviamento, como botões coloridos, fechos de metal e outros itens.
Veja outros tutoriais em patchwork!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.