DESENHOS PARA PATCHWORK: Como fazer e baixar

O pathwork nada mais é que a arte da colagem de desenhos para dar novos usos a objetos. A técnica de decorar objetos com recortes de pano anda sendo usada para os mais diversos fins e ganhou popularidade no meio artesanal. Há quem dedique seu trabalho artesanal para revenda e quem veja nele um grande hobbie para decorar a casa de forma bem pessoal. Ela pode ser usada nos mais diversos objetos, como os pequenos, as almofadas e travesseiros, aos enormes, como sofás, cadeiras e mesas.

desenhos para patchwork

As estampas e desenhos para patchwork podem surgir da mente mesmo. Os mais práticos criam na hora com tecidos e tesoura e cortam e moldam, desenhando com as mãos livres e criando estampas. Se você ainda não está nesta fase, não tem problema, ensinamos como criar seus moldes em desenhos.

Como criar desenhos para patchwork

  • A forma mais simples é criando seu próprio molde. Isso é feito com papelão para ficar durinho, caneta e tesoura. Desenhe à mão livre no papelão a silhueta do seu desenho, como apenas os traços do coração. O que vai ter dentro fica por conta dos seus incrementos com a arte pronta. Corte e pronto, você já tem um moldes. Os moldes são úteis para fabricação em grande quantidade do mesmo desenho, para garantir o mesmo formato.
    como fazer desenhos para patchwork
  • Se você não sabe desenhar à mão livre muito bem, não tem problema. Compre papel de seda e busque desenhos em revistas e até gibis, coloque em cima, risque de acordo com o que você vê na transparência. Coloque a folha do papel de seda(conhecido também como croqui em sua versão mais fina ou papel para desenho entre os populares) em cima do papelão ou cartolina, risque com forta e corte de acordo com a marca que ficou firme no papel de baixo. E mais uma forma de criar seus moldes.
    desenhos de patchwork passo a passo
  • O papel de seda serve para transpor também direto do desenho para o tecido. Neste caso, passe ferro muito bem e deixe o tecido em uma superfície lisa e firme para desenhar direto nele e já ir cortando. A cartolina mais grossa ou o papelão são moldes mais práticos e simples de usar.
    desenho em tecido de patchwork
  • São boas fontes de desenhos para criar moldes: revistas e livros infantis de colorir, sites para crianças, gibis e desenhos de propagandas. Mas você pode criar com tudo o que imaginar!

Sites para desenhos para patchwork

Em geral existem bons de sites para esta finalidade, por exemplo:
  • Blogs que oferecem diversos desenhos tanto para quem está começando como para quem tem maior desestresa nos recortes e quer estapas mais complexas como folhagens e rostos infantis.
  • Há diversos tamanhos de moldes, graus de complexidade variados e alguns bem infantis para quem pensa em usar emborrachado para lembrancinhas de aniversário, por exemplo. Há boas dicas e é um dos blogs mais recheados. Tudo de graça, basta clicar, salvar e imprimir.
  • Moldes para iniciantes e artesão avançados mostrando o resultado da peça já pronta.

Desenhos para patchwork simples

Se você é iniciante, melhor começar pelo básico. O resultado sairá melhor e anima a continuar. Os desenhos mais simples são aqueles que você aprende desde criança, apenas precisa ter um pouco de firmeza nas mãos ao cortar para não ficar torto. Animais, por mais estranho que pareçam, são mais complexos. Os melhores são coração, frutas, nuvens e casas.

ideias de desenhos para começar a fazer patchwork

Para desenhar bem é treino mesmo. Compre um caderno de desenho e vá treinando a reprodução do que você deseja aprender quantas vezes for necessário até ficar perfeito. Não espere aprender de primeira. Este é um dos processos que mesmo sem dom dá para melhorar bastante, basta desenhar infinitas vezes. Veja aqui mais dicas para iniciantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.